Aos Grupos Escoteiros do Distrito Metropolitano
Regido Escoteira de Minas Gerais
Prezados Companheiros;
Realizado anualmente desde 2022, o Encontro de Lideres tem como
objetivo promover a integração entre os lideres de patrulhas escoteiras e
séniores e de presidentes das COMADs do Distrito Metropolitano da Região
Escoteira de Minas Gerais, fomentar o sistema de patrulhas e dar voz aos
jovens no que diz respeito as avaliações e decisões referentes as atividades
realizadas ao longo do ano e a realizar no ano seguinte, no âmbito distrital.
1) Encontro de Lideres 2025
Local: 21° Grupo Escoteiro Mangabeiras
Endereço: Rua Caraça, 900 - Serra
Cidade: Belo Horizonte Estado: MG
Data: 29 de novembro de 2025
Horário: De 8h30 a 12h.
Número de vagas: Mínimo de 50 e máximo de 150 jovens;
Mínimo de 10 e máximo de 50 escotistas.
2) DESENVOLVIMENTO:
O Encontro irá acontecer no dia 29 de novembro de 2025, no horário das
8h30 as 12h, na sede do 21° Grupo Escoteiros Mangabeiras
A atividade consiste em uma reunião de lideres por ramo, sendo, portanto,
formada por monitores(as) de patrulhas escoteiras e séniores e Presidentes
das COMADs. Na ausência dos monitores e presidentes, as patrulhas
podem ser representadas por submonitores e vice-presidentes.
Abaixo, estão elencadas as pautas que serão abordadas por cada ramo.
RAMO ESCOTEIRO:
- Avaliação de atividades: Grande Jogo Escoteiro 2025, Mestre do Fogo e Elo
Nacional;
- Apresentação do calendário de atividades de 2026;
- Sugestões de atividades para realização ao longo do próximo ano.
RAMO SÊNIOR:
- Avaliação de atividades: Grande Jogo Escoteiro 2025, Sénior 24h:
Caminhos do Ouro e Elo Nacional;
- Apresentação do calendário de atividades de 2026;
- Sugestões de atividades para realização ao longo do próximo ano.
RAMO PIONEIRO:
- Avaliação de atividades: Grande Jogo Escoteiro 2025, Interclãs Medieval
Interreligioso e Grande Jogo Pioneiro;
- Apresentação do calendário de atividades de 2026;
- Apresentação de projetos e equipes de interesse;
- Sugestões de atividades para realização ao longo do próximo ano.
TAREFA PREVIA:
Os lideres deverão chegar ao evento com as impressões de suas
patrulhas e tropas/clãs pioneiros acerca das pautas supracitadas. Para isso,
recomendamos a realização de Conselhos de Patrulha/Clã e Assembleias
de Tropa para formalização em Ata dos debates realizados.
ALIMENTAÇÃO:
Durante o Encontro de Lideres 2025, realizaremos o já tradicional lanche
coletivo. Para isso, convidamos todos os participantes a levarem um lanche
de sua preferência (salgadinhos, pães, biscoitos, bolos, sucos ou
refrigerante) para compartilharmos ao final da atividade.
3) PODEM PARTICIPAR:
Escoteiros e Escoteiras (10 anos e 6 meses a 14 anos e 11 meses), Séniores e
Guias (14 anos e 6 meses a 17 anos e 11 meses, Pioneiros e Pioneiras (17 anos
e 6 meses a 21 anos e 11 meses).
Escotistas atuantes no Ramo Escoteiro, Sénior e Pioneiro. E necessário a
participação de pelo menos um [01) escotista por tropa para auxilio na
condução da atividade.
Observações:
* Todos os menores devem estar previamente autorizados pelos pais e
responsáveis dos Grupos participantes, munidos de identidade, autorização
da atividade assinada e ficha médica atualizada.
e Adultos previamente devem estar autorizados pelo Grupo o qual esta
vinculado, dessa forma, munidos de identidade, autorização assinada e
ficha médica atualizada.
e Todos os participantes devem estar em dia com o registro anual,
conforme previsto no capitulo V, regra 36 do P.O.R;
e O uniforme/vestuário escoteiro é esperado de todos os participantes.
4) INVESTIMENTO:
A atividade não tem custo.
5) NECESSARIO LEVAR:
- Autorização para a atividade, devidamente assinada pelos responsáveis e
- pela diretoria da UEL;
- Copo ou caneca individual;
- Lanche para compartilhar durante o lanche coletivo;
- Atas dos Conselhos de Patrulha/Clã realizados.
6) PRE-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
Todos os participantes deverão estar em dia com o registro anual, conforme
previsto no capitulo V, regra 34 do P.O.R.
7) INSCRIGOES:
As inscrições deverão ser feitas no PAXTU no período de 05 a 25 de
novembro. As fichas (assinadas pelos responsáveis e pela diretoria dos GE's)
deverão ser entregues no dia da atividade.
ATENÇÃO: as fichas médicas devem ter sido atualizadas em no máximo 6
meses antes do evento.
8) CONSIDERAGOES FINAIS:
Se necessario, outras informacdes serdo divulgadas apds a divulgagao
desse edital por meio de boletins informativos.
9) CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Celular: 3198767-8500
E-mail: [email protected]
Belo Horizonte, 29 de outubro de 2025.
Sempre Alerta Para Servir!
Leticia Portugal
Assistente Distrital de Métodos Educativos