Durante o último final de semana, 17 e 18 de fevereiro, estiveram reunidos em Belo Horizonte formadores de diversos distritos escoteiros para discussão, alinhamento e consolidação de ações referentes a Gestão de Adultos na Região Escoteira de Minas Gerais.
Na oportunidade foram abordados temas atuais e relevantes, como o acompanhamento e manutenção de competência, a importância do Plano Pessoal de Formação, a Política Nacional de Adultos do Movimento Escoteiro e o Sistema Nacional de Formação, além de deliberação sobre a atualização do Regulamento de Formação da REMG, bem como a participação e a formação de adultos em atividades remotas.
Segundo o Ch. Rodrigo Bianchi, Diretor vice-Presidente da REMG/UEB, “o evento trouxe abordagens críticas e construtivas do papel dos Adultos Voluntários nas etapas de formação em Minas Gerais. Sem dúvida, isso exige a competência em gestão de informações e de pessoas. Depende, portanto, do desenvolvimento de competências e de aplicações condizentes em todos os níveis. Ou seja, contribuir para a formação, e se beneficiar pessoal e coletivamente desse processo, é fundamental aos chefes IM2, IM3 e IM4”. Ainda, segundo Ch. Fernando Camargo, coordenador da Gestão de Adultos da REMG/UEB e do evento, "o ERFO é uma oportunidade para todos aqueles que atuam como formadores e diretores de eventos formativos materializarem a 'volta a Gilwell', a necessária continuidade de aprendizagem para manter e aprimorar sua qualificação como educadores".
O encontro, intitulado Encontro Regional de Formadores, organizado anualmente pela Gestão de Adultos da região, contou com a transmissão online (síncrona) para promover a participação e o debate de todos os formadores da região.