No dia 25 de junho de 2022, o Grupo Escoteiro Santos Dumont 9/MG realizou o Mutirão de Ecologia, com jovens escoteiros e lobinhos que chegaram como sempre animados e ansiosos pelas atividades. Logo após o hasteamento da bandeira e abertura da sessão, foi realizada a Promessa de três novos chefes e uma lobinha. Após este evento especial, começamos as atividades ecológicas com jogos educativos separados entre os ramos: os escoteiros fizeram a leitura e a interpretação de casos em que era necessária uma ação corretiva para evitar poluição ambiental e fazer uma esquete para mostrar o que deveria ser feito para resolver o problema; o ramo lobinho trabalhou o lado afetivo num jogo após ouvir um conto sobre queimada na mata, onde vários animais morreram ou se perderam. Os lobinhos seriam perguntados como se sentiriam se estivessem no lugar dos animais sobreviventes sem seus familiares.
Quando os ramos terminaram as atividades individuais, reuniram-se para realizar um jogo em conjunto que explicava a importância da reciclagem e da coleta seletiva. No jogo Reciclando, os lobinhos se divertiram muito deixando de ser objetos estragados (lobinhos) para se transformar em objetos úteis novamente com o auxílio dos agentes de limpeza (escoteiros).
E para encerrar a sessão, todos ficaram em formação para a explicação sobre o projeto Sementes Escoteiras. Foi falado sobre a importância e o simbolismo do Jacarandá Mimoso e que este representa um elo entre todos os Grupos Escoteiros de Minas que plantaram esta árvore, como memória dos que se foram por causa da Covid e como promessa de crescimento do Movimento e dos jovens que fazem ou fizeram parte dele. Todos os chefes e jovens se dirigiram ao local do plantio do jacarandá, onde os jovens plantaram a árvore e fizeram as fotos para recordação.