MÉTODO

AUTOEDUCAÇÃO PARA AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O MÉTODO EDUCATIVO ESCOTEIRO



O Método Educativo Escoteiro é a ferramenta que utilizamos para criar as condições educativas necessárias para que os jovens sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento. É um sistema de autoeducação progressiva, de empoderamento e de aprendizagem cooperativa, baseado nas interações de elementos igualmente importantes, que atuam de maneira articulada como um sistema coeso. A implementação desses elementos combinados e de forma equilibrada é o que possibilita que o Movimento Escoteiro seja único em sua forma de trabalhar a educação. A aplicação do Método Educativo Escoteiro resulta em uma experiência educacional, divertida e agradável para os jovens, onde eles se sintam seguros – física e emocionalmente. Seu objetivo é ser flexível e relevante para as dinâmicas necessidades dos jovens e da sociedade.

É composto por oito elementos, que podem ser encontrados isoladamente em outras propostas educativas. Porém, a sua originalidade consiste em integrálos em um todo. Por esta razão, se qualquer um dos elementos está ausente ou não é corretamente aplicado, o sistema perde a eficácia, comprometendo o alcance do propósito do Escotismo.

A Promessa e a Lei Escoteira

Um compromisso voluntário com um conjunto de valores compartilhado

A Promessa Escoteira é um compromisso voluntário e pessoal com a Lei Escoteira, ou seja, com um conjunto de valores inclusivos e compartilhados que são a base de tudo o que o jovem faz e de tudo aquilo que ele quer ser. Os valores da Promessa e da Lei Escoteiras são universais e o centro do Método Educativo Escoteiro.

Aprender Fazendo

Uma abordagem experiencial da educação

Na aprendizagem pela ação “nossa sala de aula é o mundo”, e por este motivo é necessário estabelecer fortes vínculos entre as crianças, adolescentes e jovens e os ambientes onde estão inseridos, já que os jovens aprendem em contato direto com situações diversas, com as mudanças e com os desafios da realidade social e natural.

No Escotismo, o desenvolvimento das competências – conhecimentos, habilidades, atitudes e valores – é alcançada através da prática de atividades variadas, divertidas e relevantes, que levam os jovens a agir, acertar e errar, refletir e descobrir, permitindo-lhes o desenvolvimento em todas as dimensões de sua personalidade, ao extrair o que é pessoalmente significativo de tudo aquilo que experimentam.

Progressão Pessoal

Motivação e desafio para o desenvolvimento contínuo

O Escotismo é uma jornada de aprendizagem progressiva, focada em motivar e desafiar o indivíduo a se desenvolver continuamente, por meio de uma ampla variedade de oportunidades.

A progressão pessoal é autônoma e gradual. Ela é facilitada e acompanhada por adultos que orientam, incentivam e apoiam os jovens de maneira adequada para que estabeleçam seus próprios desafios, exerçam sua liberdade de escolha e exercitem a autoavaliação. É um processo que conta, também, com a participação dos pares, que ajudam com suas avaliações, a melhorar a percepção do jovem em sua progressão.

Sistema de Equipes

Uma ferramenta de empoderamento dos jovens

O Escotismo utiliza pequenas equipes para que crianças, adolescentes e jovens participem do aprendizado colaborativo e das tomadas de decisões, com o objetivo de desenvolver o trabalho em equipe eficaz, as habilidades interpessoais, a liderança e criar um senso de responsabilidade e pertencimento.

Essa abordagem facilita e enriquece a vida em grupo. Além disso, é uma ferramenta eficaz para o empoderamento dos jovens, capacitando-os a trabalhar suas competências pessoais e coletivas através da formação de equipes e do desenvolvimento de habilidades, talentos e experiências individuais. Também ajuda a construir o espírito de equipe e de apoio mútuo.

Suporte do Adulto

Parceria entre jovens e adultos

O Escotismo conta com adultos que apoiam os jovens e facilitam a criação de oportunidades de aprendizado por meio de uma cultura de parceria, para transformar tais oportunidades em experiências significativas.

A natureza da parceria entre jovens e adultos no Escotismo varia de acordo com as idades e as capacidades das crianças, adolescentes e jovens envolvidos. Sempre que possível, os jovens devem ser estimulados a tomar decisões e exercitar a liderança e até cometer erros em um ambiente seguro. De modo geral, os adultos estão presentes para ajudar os jovens a se preparar, bem como para apoiar, guiar, orientar e facilitar as experiências de aprendizado. Essencialmente, o papel do adulto no Escotismo é reforçar a natureza do programa: ser liderado por jovens e apoiado por adultos.

Marco Simbólico

Um conjunto de símbolos, temas e histórias

O Escotismo utiliza uma estrutura unificadora de temas e símbolos para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de uma identidade única da Escoteira e do Escoteiro. O marco simbólico é um conjunto de símbolos, temas e histórias que desenvolve senso de pertencimento, ajuda a transmitir uma mensagem educacional e estimula a coesão e a solidariedade no próprio grupo e no Movimento em nível global. O marco simbólico ajuda os jovens a se identificar com o Propósito e os valores do Escotismo. É apresentado de maneira progressiva, adaptando-se às necessidades e interesses de crianças, adolescentes e jovens nas distintas faixas etárias, indo da fantasia do universo infantil até a realidade concreta do mundo adulto.

Natureza

Um cenário ideal que proporciona diversas oportunidades de aprendizagem

O ambiente da natureza proporciona um cenário ideal para as atividades escoteiras, oferecendo oportunidades de aventura e aprendizagem para o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter dos jovens. As atividades ao ar livre podem se concentrar em diversos temas, desde os clássicos acampamentos ou caminhadas, até projetos relacionados à sustentabilidade ou à educação ambiental, podendo ser realizadas mesmo em lugares onde o ambiente natural é limitado.

Envolvimento Comunitário

Empoderando os jovens para que sejam cidadãs e cidadãos globais ativos

O envolvimento comunitário inclui ajudar os jovens a criar um mundo melhor, uma jornada que eles não podem seguir sozinhos. O engajamento dos jovens no serviço comunitário os capacita para que, a partir do comprometimento com a cidadania global ativa, considerando seu contexto imediato e com a responsabilidade pessoal de entender seu papel como cidadãs e cidadãos, compreendam como podem ajudar a transformar sua comunidade para melhor, sem que tenham que esperar a idade adulta.